Início > Memória Corporativa > A Memória Corporativa no contexto da Gestão do Conhecimento

A Memória Corporativa no contexto da Gestão do Conhecimento

Mais do que registrar o passado, a Memória Corporativa é uma ferramenta estratégica que, através de ações de Gestão do Conhecimento, procura reunir os fragmentos críticos de informações e conhecimentos espalhados pela empresa, evitando que se percorram informações inúteis antes de chegar ao material útil ou não chegar ao que se procura ou nem mesmo saber o que existe.

A Memória Corporativa bem estruturada mostra um quadro mais amplo do que a empresa faz, como faz e por que o faz, resultando em algo que tenha significado coletivo dentro da organização.

As metodologias utilizadas para constituir um Centro de Memória estimulam os colaboradores a compartilhar suas experiências, projetos, e lições aprendidas. Também orientam a análise dos documentos e objetos para serem registrados em um banco de dados, visando a recuperação de informações de forma rápida, objetiva e eficaz.

O Centro de Memória não reporta apenas a história, mas se apresenta como ponte dos conhecimentos individuais para o organizacional e do conhecimento organizacional para o individual, propiciando o compartilhamento de conhecimentos.

Quando um funcionário realiza uma pesquisa, ele tem oportunidade de entrar em contato com o conhecimento organizacional e agregar novos conhecimentos que não fazem parte de sua expertise. Quando um departamento realiza uma pesquisa para apoio ao desenvolvimento de uma campanha ou para determinar uma nova estratégia para fortalecer a marca da empresa, por exemplo, ele terá oportunidade de verificar o que já foi feito, quem esteve envolvido e o que fez, mapeando competências e conhecimentos individuais, através de documentos e depoimentos, que podem contribuir para um melhor desenvolvimento do projeto.

Ao incorporar materiais que representam fisicamente os valores e a cultura da empresa o Centro de Memória torna-se referência de fonte de informação para que novas ações sejam desenvolvidas, a partir da leitura deste material.

É importante ressaltar, porém, que nem todos os Centros de Memória atuam com este foco estratégico. Alguns têm como vertente a comunicação, outros o foco histórico e outros os efeitos visuais através de exposições ou sites. Por isso, para que a Memória Corporativa mantenha-se viva dentro de uma organização é necessário que seja utilizada e alimentada constantemente, não sendo um depósito estático de materiais acumulados ao longo do tempo.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. maio 4, 2010 às 6:22 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: