Início > Ativos Intangíveis, Gestão do Conhecimento, Memória Corporativa > O re-conhecimento do conhecimento registrado

O re-conhecimento do conhecimento registrado

Como identificar um bem intangível? Vindo do latim tangere ou do grego tango que significa tocar, o termo intangível traz para a definição de ‘bem intangível’ o significado de algo que não pode ser tocado porque não possui corpo físico.

Em resposta à importância desse fator para a contabilidade brasileira, o artigo 178, da Lei de Sociedades Anônimas declara serem estes bens, mesmo sem existência física, uma aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa. Reforça esta declaração a aprovação do CPC 04 aplicado à contabilização de ativos intangíveis.

Diferentemente de ativos financeiros, físicos e humanos que são limitados porque seu uso leva a escassez, os ativos intangíveis, utilizados simultânea e repetitivamente, ampliam sua utilidade, já que compartilhar conhecimentos entre funcionários gera novos e importantes conhecimentos para a empresa.

Nesse contexto, a Memória Corporativa atua como ferramenta para a guarda e compartilhamento dos intangíveis institucionais, atuando como background para que esses intangíveis, que sustentam os objetivos estratégicos, sejam identificados e evidenciados.

Muitos conhecimentos fornecem subsídios para que inovações sejam desenvolvidas, mas dificilmente esses conhecimentos, as informações estratégicas e as expertises envolvidas são registradas. Constituir essa memória corporativa agrega valor não apenas para a empresa, mas também para cada colaborador.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: