Início > Gestão do Conhecimento, Memória Corporativa > Amnésia Corporativa, Overload de Informação e Infojunk

Amnésia Corporativa, Overload de Informação e Infojunk

Mais importante do que conhecer os concorrentes, é se conhecer, reconhecendo os pontos fortes e pontos fracos, as lições aprendidas, os conhecimentos e expertises dos funcionários como um diferencial que precisa ser explorado internamente.

A Memória Corporativa se refere ao espaço que oferece um serviço que não pode ser copiado por outras empresas, dado que é construída a partir das peculiaridades da própria empresa, tornando-se um diferencial competitivo único.

Quando essa sistemática é aplicada como forma de processo, incorporada ao organograma organizacional, a memória é construída sob uma base saudável.

Porém, o que em geral ocorre é a denominada ‘amnésia corporativa’ causada pela falha de informação na base de memória para se relacionar com uma nova informação. Isso é mais visível quando uma pessoa-chave aposenta-se ou sai da organização, porém, a própria falta de compartilhamento entre os colaboradores também contribui para que isso ocorra.

Então, qual a solução?  Guardar tudo o que é produzido? É possível?

A consequência é o que chamamos de Overload de informação, que promove o distanciamento de busca de informação em uma base, cujo excesso de informações guardadas sem critério leva a caminhos excessivamente longos ou descontextualizados.

Além disso, a falta de parâmetros ou expertise para identificar o que deve ser guardado e o que deve ser descartado, nos leva ao encontro de InfoJunk, ou seja, muitas informações descontextualizadas e sem valor, que apenas ocupam espaço e nada agregam à necessidade real de uma busca de informação.

 

Para evitar que a memória corporativa siga esses caminhos é necessário a implantação de processos que visam localizar, representar, registrar, compartilhar de forma sistemática e organizada as informações e os conhecimentos estratégicos para a organização.

Neste contexto as ações de GC – Gestão do Conhecimento estimulam os colaboradores a compartilhar suas experiências, projetos e lições aprendidas, além de orientar o fluxo e a análise dos documentos e objetos a serem registrados, visando sua recuperação de forma rápida, objetiva e eficaz.

Dessa forma, mais do que o registro do passado, a constituição da Memória Corporativa reunirá os fragmentos críticos de informações e conhecimentos espalhados pela empresa, evitando se percorrer informações inúteis antes de chegar ao material útil ou não chegar ao que se procura ou nem mesmo saber o que existe.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: