EMPREGABILIDADE

Clarisse N. Corrêa*

Lendo o livro ‘Seja seu próprio headhunter’ de Nickolas Corcodilos, que ajudou muitos profissionais de alto nível a obter bons cargos em empresas como GE, IBM, Honeywell e Xerox, me chamou a atenção o que ele disse sobre carreira e biblioteca: “A maioria das respostas relacionadas a carreira está na biblioteca e as pessoas deveriam procurar o guardião de todas as informações, o bibliotecário, para que pudessem encontrá-las”.

É verdade. Na biblioteca há informações para todos, na forma física ou on-line.

Mas, como ser um referencial no mercado?

Vamos conversar um pouco sobre a tão falada empregabilidade, que foi cunhada para indicar competências para um mundo sem empregos e se tornou sinônimo das competências necessárias para se ter um emprego, ou seja, se tornou a capacidade de mantermos o emprego com todas as mudanças advindas do pós-guerra e de tantas revoluções.

Sabemos que a forma de conseguir um emprego mudou e muito nas últimas décadas, hoje temos disponíveis redes sociais, headhunters e agências de empregos on-line, que a cada dia se sofisticam mais.

Mas como os empregadores e os futuros empregados irão manter essa empregabilidade?

Acreditamos que será preciso muito amor, paixão e dedicação para alimentar o desejo de se manter na carreira, lapidando nosso talento através de muito estudo. Mas, também é importante considerar que atualmente muitas empresas querem que seus empregados apresentem um nível de excelência alinhado a meritocracia, competências e a cultura organizacional, inserida aos canais que envolvem stakeholders, fornecedores, clientes, acionistas e mercado.

E, para que isso possa acontecer em harmonia precisamos encarar a empregabilidade como um referencial, para que unidos possamos, apesar de todas as exigências globais e locais advindas do mercado, caminhar em sintonia, contribuindo com a elevação do nível de excelência na manutenção dessa empregabilidade no nosso tão querido e amado Brasil.

* Bibliotecária da Espaço Conhecimento, projeto Petrobras

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: