Início > Ativos Intangíveis, Conhecimento Corporativo, Memória Corporativa > O PATRIMÔNIO DE UMA ORGANIZAÇÃO

O PATRIMÔNIO DE UMA ORGANIZAÇÃO

O patrimônio intangível compreendido como as línguas, festas, danças, lendas, mitos, músicas, saberes, técnicas e fazeres diversificados, compõem o universo de bens imateriais contemplado pelo Decreto 3.551.

Ressaltamos destes intangíveis, os conhecimentos e os modos de fazer, que indissociáveis da cultura de determinada comunidade, são uma relevante manifestação de seu patrimônio cultural.

Embasado neste contexto, mesmo que tratado de maneira muito diversa de um patrimônio cultural, defendemos como patrimônio cultural de uma organização seus saberes e fazeres.

Esses saberes e fazeres são das pessoas, que em geral durante sua existência, agem constantemente em busca de novos conhecimentos que lhe propiciem adquirir ou criar bens tangíveis ou intangíveis, aplicáveis em sua vida particular ou profissional.

Dentro de uma organização, novos conhecimentos são ativos intangíveis criados pelos Recursos Humanos, para suporte aos objetivos organizacionais. Este Capital é hoje mais importante que o Recurso Financeiro, pois sempre agrega valores para a organização.

Com este enfoque, considera-se não mais despesa, mas sim investimento, o treinamento, o desenvolvimento profissional e a memória corporativa que registra o conhecimento gerado por esse recurso.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: